Investiu em Marketing Digital e não teve retorno?

Investiu em Marketing Digital e não teve retorno?

Investir em marketing digital costuma ser um momento de muita expectativa para as empresas. Afinal, foi um investimento. A empresa contratou algum tipo de serviço para auxiliar na tarefa, injetando, muitas vezes, altas quantias de dinheiro para fazer o projeto rodar. Porém, isso pode começar a preocupar quando as ações de marketing digital não têm o retorno esperado.

Se você está passando por isso ou algo parecido, confira este artigo:

A Indexnet está aqui para te explicar:

 

FALTA DE PLANEJAMENTO

Para iniciar qualquer trabalho de marketing digital é preciso de uma boa definição e diagnóstico de onde a empresa se situa, como se comporta, o que deseja atingir e quais as ações adequadas. Isso porque esse processo não é uma simples “propaganda”. Nesse mundo de consumidores altamente conectados, é preciso utilizar dados, inteligência, profundo conhecimento do negócio e do mercado de potenciais clientes, dos concorrentes e demais fatores importantes.

Apenas fazer ações e propaganda sem planejar pode ser um desperdício de dinheiro, tempo, recurso e energia. É necessário pensar estrategicamente cada etapa. Isso parte de autoconhecimento, organização, escolha de ferramentas adequadas e domínio desses mecanismos, para que a “engrenagem” do marketing funcione corretamente.

 

AUTORIDADE EM CONSTRUÇÃO

O conteúdo, alinhado com as técnicas de otimização necessárias para uma boa indexação e ranqueamento, pode ser um excelente aliado na construção de autoridade. Mas este é um dos fatores que leva em conta a questão do tempo. Para se conquistar um bom tráfego orgânico, sua empresa precisa construir os pilares e fornecer o “combustível” da estratégia, o que significa trabalhar continuamente para que ela se estabeleça como referência.

 

FALTA DE OTIMIZAÇÃO PARA SEO

Pode ser que sua empresa produza um bom material, se preocupa em entender se ele está em conformidade com as demandas do seu público e busque disponibilizá-lo com frequência. Mas todo conteúdo na internet é diferente. As pessoas consomem conteúdo na web de forma mais rápida e é preciso sempre pensar de que modo a apresentação dessas informações poderá ser otimizada para melhores resultados nesse tipo de meio.

 

SEJA PACIENTE

Caso esteja tudo certo com a estratégia e o problema parecer persistir, é importante pensar no planejamento e no tempo esperado para retorno do investimento. Se você estiver realizando essas ações sozinho ou se sua equipe de marketing interna não tiver preparo, conhecimento ou prática suficiente com ferramentas de dados e métricas, pode ficar mais difícil descobrir os verdadeiros indicadores.

Estratégias mais orgânicas costumam apresentar retorno de médio a longo prazo. Já estratégias de tráfego pago, por exemplo, geram resultados em curto prazo. Então, muito cuidado: abandonar um investimento pode ser um grande erro!

Se você identificou algum destes problemas em sua estratégia de marketing digital, entre em contato conosco! e tenha o retorno tão desejado!.