Como ter uma comunicação estratégica para o final do ano?

Como ter uma comunicação estratégica para o final do ano?

O fim de ano é uma época muito favorável para todos os ramos comerciais! As vendas aumentam consideravelmente, pois as pessoas estão se preparando para as festas e para viajar e procurando presentes para família e amigos. Assim, é o momento ideal para procurar opções para alavancar os negócios com uma comunicação estratégica, como atrair clientes por meio de ações especiais e oferecer combos de produtos/serviços.

Explorar as alternativas de maneira criativa e inovadora é de suma importância para passar uma imagem positiva da sua empresa, captando a atenção de possíveis clientes. No entanto, é preciso começar a planejar essas ações com certa antecedência, além de ficar atento a diversos detalhes.

Pensando nisso, a Indexnet traz algumas dicas de como ter uma comunicação estratégica para o fim de ano e sair na frente dos concorrentes:

 

1. PLANEJAMENTO

Não adianta você deixar para planejar as ações de fim de ano faltando apenas algumas semanas para as festas. É preciso pensar com antecedência nas estratégias viáveis para desfrutar da melhor forma possível essa época que costuma ser de bastante movimento nas empresas. Você deve definir metas, fazer projeções realistas que estejam de acordo com o cenário atual da sua empresa, escolher os melhores canais de divulgação (que proporcionem o retorno esperado) e planejar o estoque de produtos para que não falte mercadoria durante a correria, mas também para que não sobre muita coisa.

 

2. MARKETING DIGITAL

As festas de final de ano são conhecidas pela carga emocional que carregam, pois é época de refletir sobre os acontecimentos do ano todo, reunir a família e comemorar o fechamento de mais um ciclo. Por isso, apostar em mensagens mais delicadas, que provoquem uma reflexão no cliente, pode ser uma excelente forma de atrair a atenção do público. Seja em redes sociais, e-mail ou posts especiais, o importante é encontrar uma forma de transmitir uma mensagem positiva para os consumidores que acompanharam seu trabalho por mais um ano.

 

3. ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO

Ao contrário do que muitos pensam, a fidelização de clientes vai muito além de um simples desconto. Oferecer brindes exclusivos, por exemplo, demonstra que a empresa valoriza a parceria firmada no decorrer dos anos. O pós-venda também ganha ainda mais destaque: sempre verifique se o cliente ficou satisfeito, o que achou do atendimento, garantindo a plena satisfação do consumidor. O importante é encontrar formas eficazes de criar laços sinceros e duradouros com os clientes. Vale desde um contato personalizado até proporcionar condições comerciais exclusivas.

 

4. PROMOÇÕES SAZONAIS

Em época de final de ano, as pessoas estão se preparando para as festas ou para viajar. Assim, uma boa opção é oferecer pacotes especiais de produtos ou serviços, por exemplo: combos de produtos voltados para festas, promoções de Natal, entre várias outras opções. Uma das atitudes mais promissora em campanhas sazonais é a antecipação. Ela acontece quando organizamos as mídias sociais para preparar o cliente para algo que está por vir. Isso cria um sentimento de expectativa no consumidor, que ficará esperando pelo lançamento da campanha e dos produtos em promoção.

 

5. IMAGENS ATRATIVAS

A visibilidade online é indispensável em qualquer época do ano. A forma como você monta seu perfil nas redes sociais influencia diretamente na quantidade de pessoas que vão parar para conhecer seu trabalho, pois é o primeiro contato que eles terão com seu negócio. Providenciar um design temático, de acordo com as datas comemorativas, tem um resultado muito positivo sobre as vendas.

 

6. DESCONTOS NA PRIMEIRA COMPRA

Todo mundo adora descontos! Procure se destacar da concorrência e prepare algumas promoções para atrair novos clientes. Ao realizar o cadastro para o primeiro serviço, o cliente pode receber uma porcentagem de desconto. Para isso, avalie o fluxo de caixa da sua loja para calcular uma porcentagem que não vai causar prejuízos. É importante que os descontos sejam reais e vantajosos, tanto para o bolso do seu negócio quanto para o do cliente.

 

O objetivo da Indexnet é transformar todos os meios de comunicação da internet em novas portas para negócios! Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco e crie sua comunicação estratégica para todas as épocas do ano.