Como funciona o Google Shopping

Como funciona o Google Shopping

Quer impulsionar as suas vendas anunciando seus produtos no Google? O Google Shopping é a ferramenta ideal para você!

O que é o Google Shopping?
A plataforma tem como objetivo comparar e exibir produtos de diversas lojas virtuais, dando ao usuário do Google a possibilidade de encontrar um produto diretamente pela busca tradicional.

A idéia por trás do Google Shopping é bem simples: exibir produtos relevantes a consulta do usuário, juntamente com lojas que os oferecem, fotos do produto e por fim reviews de usuários sobre aquele determinado produto. É realmente um Buscapé, como a maioria está pensando, só que integrado aos resultados de busca.

Como funciona o Google Shopping?

O funcionamento do Google Shopping é muito fácil de entender, basta, por exemplo, digitar o termo “tv de led”:
como-criar-campanha-no-google

Como você pode notar acima, o Google integra o Shopping através dos resultados abaixo de “Resultados no Google Shopping para tv de led”, exibindo uma foto do tipo do produto e alguns produtos similares a consulta do consumidor, que no caso é “tv de led”.

O consumidor possui duas formas de conduzir uma filtragem. A primeira é clicando no nome de um dos produtos que apareceu e a segunda é clicando em “Resultados no Google Shopping para tv de led”.

No caso de clicar em “Resultados no Google Shopping para tv de led”, o Google Shopping irá mostrar uma série de produtos que possuem o termo “tv de led” em seu nome:

como-criar-campanha-no-google

Caso eu tivesse escolhido diretamente um produto lá na página de resultados inicial, o Google Shopping iria me conduzir para a página do produto, com fotos, as lojas que possuem o produto juntamente com o preço de cada loja e por fim os reviews de quem já comprou aquele produto.

como-criar-campanha-no-googlecomo-criar-campanha-no-google

Com isto, o usuário pode ser direcionado para uma loja, para comprar o produto que deseja, seguindo os critérios que desejar.

Como incluir a minha loja no Google Shopping?
No caso dos clientes que trabalhamos aqui na Indexnet, conseguimos fazer toda a criação do feed para as lojas virtuais seguindo a especificação listada nas políticas do Google Shopping. Nossa equipe é capacitada e temos o certificado Google Partner, esse certificado é credenciado apenas as agências especializadas nas ferramentas do Google.

Como fazer a empresa aparecer no topo no Google Shopping

A primeira pergunta que muitos profissionais e donos de negócio estão fazendo é: Como o Google escolhe a ordem das empresas na página do produto?
como-criar-campanha-no-google

Mais uma vez aqui a fórmula é secreta, mas temos alguns indícios de como o Google rankeia as empresas:

  • Título da sua página de produto – isto mesmo, a title tag da página do seu produto lá no seu website colabora para você aparecer bem listado no Google Shopping;
  • O preço – logicamente, oferecer um preço competitivo, na média do mercado pode alavancar o seu posicionamento;
  • A descrição do produto – o ponto aqui é que muitos websites irão enviar (através do feed) a descrição padrão do fabricante. Caso você tenha algum diferencial, explicando melhor o produto, você pode aparecer melhor posicionado;
  • Atributos no Feed – é essencial que você preencha da melhor maneira todos os produtos que você envia no feed. Quanto mais completo, mais chances de aparecer bem posicionado;
  • Imagens – obviamente, o Google Shopping quer exibir às pessoas, diferentes imagens do produto. Caso você envie uma variedade de fotos, ou fotos com boa qualidade, as suas chances de aparecer bem posicionado no Shopping aumentam.

De modo geral, estes são os indícios que trabalhamos aqui para os nossos clientes aparecerem bem no Google Shopping. Com a adição de mais lojas virtuais no Shopping, teremos uma maior competitividade e assim poderemos estimar melhor o que o Google irá utilizar como fator de rankeamento.

Conclusões

Para alguns profissionais, o Google Shopping significa a “morte” para alguns varejistas quando falamos de página de resultados (SERP). Nós defendemos que temos uma nova porta de entrada para os visitantes, que é baseado em outro algoritmo e, melhor ainda, existe uma baixa competitividade.

Com a popularização do serviço, tenho certeza que os usuários ficarão mais satisfeitos e as lojas online irão procurar mais formas de aparecer bem posicionadas na comparação entre elas.

Quer testar na sua loja? Faça contato conosco, nós faremos com que seus clientes cheguem até seus produtos e você perceba o aumento exponencial em suas vendas.