As lições que a pandemia deixou para o empreendedorismo

As lições que a pandemia deixou para o empreendedorismo

Os últimos anos não foram fáceis para o empreendedorismo, mas certamente foi um período de muitos aprendizados. Há dois anos, fomos surpreendidos com a notícia da pandemia da covid-19. O mundo como o conhecíamos foi transformado e sem expectativas de “voltar ao normal”.

As mudanças causadas pelo novo coronavírus foram profundas, e nós aprendemos a nos adaptar, abrindo espaço para um novo conceito de normalidade. Por um lado, a crise provocou a falência e o fim de muitos negócios. Entretanto, muitos empreendedores souberam aproveitar o momento para inovar e despontar no mercado. Toda crise é um reservatório de oportunidades.

Então, o que podemos aprender com os negócios que se deram bem nos últimos anos? É isso que a Indexnet quer discutir aqui:

 

GESTÃO DE RISCO

Ao montar um plano de negócios é essencial se perguntar quais riscos podem deixar seu negócio vulnerável. Ao identificar quais questões podem ameaçar o negócio, as empresas ficam mais preparadas para lidar com crises. Assim, devem mensurar o impacto dos supostos riscos e buscar estratégias para contornar a situação e não se tornar refém da situação.

 

RESERVA FINANCEIRA

A primeira e maior coisa que a pandemia nos ensinou, é que o inesperado pode acontecer. Por isso, ter a tão famosa reserva de emergência é fundamental. Os negócios que tinham um caixa mais preparado para o baque que a crise gerou, tiveram mais facilidade de passar e sobreviver a essa crise. Antes de pensar em lucro, pense em ter uma reservafinanceira que possa manter a sua empresa viva por alguns meses mesmo se ela não der lucro nenhum.

 

NEM TUDO SE RESUME A VENDAS

No início da pandemia, notamos diversas marcas mudando o tom da sua comunicação. Deixou de fazer sentido um apelo de vendas quando o mundo passava por uma situação inédita de pandemia. Atitudes mais humanas serão lembradas pelos consumidores, que provavelmente não se importam em pagar 10% a mais por um produto dessa marca, porque
entendeu que é uma marca com propósito, e que em um momento de dificuldade, abriu mão das vendas para encontrar formas de ajudar o próximo.

 

PRESENÇA DIGITAL

A verdade é que mesmo antes da pandemia nós já estávamos passando por um momento de transformação digital. O coronavírus apenas acelerou esse movimento. A migração do off para o online se tornou prioridade para os negócios que desejam manter suas vendas ativas e ter visibilidade online. O comércio fechado e o isolamento social mostraram que não dá mais para contar apenas com os canais físicos para vender e mostrar sua empresa. Se você quer atingir o consumidor, precisa estar onde ele mais está presente hoje: no ambiente digital.

 

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

A diminuição do movimento nos estabelecimentos mostrou que as empresas com um relacionamento sólido com seus clientes conseguiram retomar seus negócios com mais facilidade. Já as empresas que não tinham nem os dados de seus antigos clientes precisaram investir mais em divulgação, sem ter certeza de que a mensagem transmitida seria convertida em vendas.

 

Essas foram algumas lições que a pandemia evidenciou para o empreendedorismo. Precisa de ajuda para colocar algumas delas em prática? Entre em contato conosco e continue acompanhando nosso blog para mais informações!